Coleções Biológicas

Acesso à Coleção Botânica

O acesso à nossa Coleção Ciência é aberto a pesquisadores nacionais e internacionais interessados em consultar as amostras botânicas para pesquisas científicas. A coleção reúne um vasto conjunto de amostras que possibilitam a identificação e catalogação de espécies, além de contribuir para o conhecimento da flora de Alagoas, incluindo a descoberta de novas espécies. 

A consulta às amostras proporciona uma oportunidade única para aprofundar a pesquisa sobre a biodiversidade local, do Nordeste ou do Brasil, além de oferecer suporte a investigações em áreas científicas diversas, como taxonomia, ecologia e conservação.

Como procedo para acesso ao acervo?

Entre em contato pelo e-mail (herbariomac.ima@gmail.com) para agendar a consulta à nossa coleção e acesse as Normas de Acesso ao Acervo, que contém os padrões necessários para o uso da coleção científica.

Angiospermas

A coleção de angiospermas é a mais extensa, importante e frequentemente citada e consultada no Herbário MAC. O espécime mais antigo tem mais de 100 anos. A coleção continua a crescer por meio de pesquisas de campo realizadas pela equipe e intercâmbios com outros herbários. Atualmente, abriga cerca de 50 mil amostras.

Algas

O Herbário MAC conta com uma coleção de algas que representa aproximadamente 4% do seu acervo total. Estão registradas 20 famílias para o estado de Alagoas, com a maioria das amostras provenientes da região costeira do município de Maceió/AL.

Samambaias e Licófitas

A coleção de samambaias e licófitas corresponde a cerca de 2% do acervo do Herbário MAC. Esses grupos de plantas são importantes para a compreensão da biodiversidade e evolução das espécies vegetais.

Briófitas

O Herbário MAC abriga aproximadamente 150 amostras de musgos e hepáticas. A maioria desses espécimes foi coletada em afloramentos rochosos, sendo os principais registros provenientes do município de Quebrangulo/AL, na Reserva Biológica (Rebio) de Pedra Talhada.

Fungos e Líquens

Os fungos e líquens representam menos de 1% da coleção do Herbário MAC, totalizando 46 espécimes. As amostras foram predominantemente coletadas em fragmentos vegetacionais da Mata Atlântica no estado de Alagoas.

Carpoteca

A coleção de frutos do Herbário MAC reúne cerca de 250 exemplares cientificamente identificados e organizados. Esses espécimes representam uma parcela significativa da flora nativa de Alagoas e complementam o acervo botânico do herbário.

Etnobotânica

A coleção etnobotânica do Herbário MAC tem como objetivo apoiar a pesquisa e o ensino da botânica, destacando o conhecimento tradicional associado às plantas do estado de Alagoas. Essa coleção reúne artefatos e utensílios derivados de vegetais, catalogados com informações sobre seu uso, nome popular e científico. A maioria dos itens é confeccionada a partir de espécies da família Arecaceae, provenientes de municípios como Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Feliz Deserto e São Luiz do Quitunde.