O Troféu Ambientalista Afrânio Menezes é uma premiação anual feita pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) com o objetivo de reconhecer e valorizar os esforços de diversos setores da sociedade na proteção e preservação ambiental. A premiação destaca personalidades, instituições, organizações da sociedade civil, empresas e indústrias que demonstram compromisso com a sustentabilidade e iniciativas ambientais relevantes.
Além disso, a honraria leva o nome e homenageia Afrânio Menezes, ambientalista nascido em 1944 e formado em Medicina Veterinária. Com uma trajetória de mais de 30 anos no IMA, Menezes atuou como coordenador de convênios do Instituto e foi vice-presidente do Conselho de Reservas da Biosfera da Mata Atlântica, uma iniciativa da UNESCO no Brasil. Afrânio faleceu em abril de 2021, em Maceió, vítima da Covid-19.
A iniciativa não apenas celebra conquistas ambientais, mas também mantém viva a memória e os valores defendidos por Afrânio Menezes, inspirando novas gerações a seguirem seu exemplo de dedicação à natureza. Ao longo das edições, diversas personalidades e instituições foram premiadas, refletindo o compromisso coletivo com a preservação dos recursos naturais.
Premiados
Na primeira edição do Troféu Ambientalista Afrânio Menezes, os agraciados foram:
- Paulo Dantas, governador de Alagoas;
- Fernando Veras, engenheiro agrônomo e educador ambiental;
- Ecopark Sol e Mar, Murilo Oliveira;
- José Maciel Nunes de Oliveira, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco;
- Instituto SOS Caatinga, Marcos Araújo;
- Marco Antônio Diniz do Nascimento, secretário de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia;
- Juliana de Azevedo Santa Rosa Câmara, procuradora da República do Ministério Público Federal;
- Ricardo César de Barros Oliveira, coordenador de gerenciamento costeiro do IMA/AL.
Já na segunda edição, os premiados foram:
- Kleber Valadares, promotor do Ministério Público de Alagoas (MPE);
- Lucas Horta de Almeida, procurador do Ministério Público Federal (MPF);
- Elizeu Gomes, responsável pela Reserva Ecológica do Castanho, que protege mais de 1.500 hectares de Caatinga em Delmiro Gouveia;
- Vinícius Brito, representante da Associação dos Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas, reconhecido por suas pesquisas e contribuições ao Herbário MAC do IMA;
- José Nogueira Filho, vice-presidente da Casa da Indústria de Alagoas;
- Usina Coruripe, Bertholdino Apolônio Junior.