O projeto CoastSnap pode ser considerado uma proposta original de ciência cidadã que explora a tecnologia de smartphones e técnicas de processamento de imagem resultantes dos avanços das pesquisas relativas à aplicação do sensoriamento remoto óptico em zonas costeiras (Holman e Stanley, 2007). Além de envolver a população, sem a necessidade de criação de vínculo duradouro ou formação complementar, a relevância da proposta está no atendimento às demandas relacionadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, dentre as quais pode-se citar:
- Monitoramento da Dinâmica Costeira – Permite acompanhar, de forma contínua, a dinâmica costeira em diferentes pontos do litoral de Alagoas, incluindo os processos erosivos e deposicionais, o avanço do mar e os efeitos de tempestades sobre a costa.
- Ciência Cidadã e Inclusão Social – Ao envolver a comunidade na coleta de dados, o projeto promove a ciência cidadã por meio da conscientização ambiental e da participação pública em ações voltadas à conservação costeira.
- Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – O uso de técnicas de análise computacional de imagens costeiras obtidas por smartphones representa um avanço tecnológico significativo na forma de estudar a dinâmica costeira em cidades litorâneas.
Siga o CoastSnap no Instagram: @coastsnapal
Sobre o CoastSnap
Criado em 2017, na Water Research Laboratory da Universidade de Nova Gales do Sul (Sydney, Austrália), o projeto é uma rede mundial de monitoramento costeiro participativo. As suas fotos se convertem em dados científicos para analisar como as praias passam por modificações ao longo do tempo. Este estudo está sendo desenvolvido em duas frentes: na costa Sul e Nordeste do Brasil. No estado de Alagoas, essa iniciativa é viabilizada através da cooperação técnica firmada entre GEIGERCO/UFAL e IMA-AL
Você sabia?
Você sabia que a partir das suas fotos podemos extrair a posição da linha de costa no momento da fotografia? Além disso, podemos descobrir, através do conjunto de fotografias, se o litoral está tendendo à erosão, acresção ou estabilidade.
Onde está localizada nossa base?
Como participar?
